Prefácio

O que seria de nós, pobres mortais sem a imaginação? Sem essa faculdade de sobrepujar a realidade e alimentar uma ideia que pode se tornar tão forte a ponto de materializar-se neste mundo?

Precisamos de ilusões, porque a Terra é um planetinha difícil de se lidar… e a cabeça do ser humano é dura. Tem que ir amolecendo aos poucos. Levamos milhões de anos para desenvolver a capacidade de pensar. E outro tanto para desenvolver o pensamento abstrato.

A imaginação ajuda a moldar os grandes heróis reais: cientistas, estadistas, artistas. Não importa o quanto a intolerância e a opressão obriguem o ser humano a viver pela sobrevivência e a reduzir seus argumentos à violência pura. De algum modo, em algum momento, a imaginação fluirá, através de um desenho, de um livro, de um sonho. E essa pessoa criará asas e voará além das limitações impostas.

O grande aliado da imaginação sempre foi o amor. Não existe uma criatura que não seja tocada pelo amor. Através desse sentimento sublime, o melhor de cada um de nós vem à tona. Não importa que seja o amor de um líder por seu povo, ou o amor romântico entre duas pessoas, ou o amor dos pais por seus filhos. O amor é a grande magia, capaz de tornar real aquilo que a imaginação é capaz de gerar.

Este livro, escrito pela minha amiga Surya, é um despretensioso fruto da imaginação, que retoma lendas e personagens bem conhecidos por quem aprecia a literatura e a cultura pop, e lhes dá uma roupagem nova e instigante, com boas surpresas e um jeito diferente de contar histórias, sem utilizar fórmulas apelativas. A intenção aqui é prover algumas horas de diversão ao leitor, como se ele assistisse a um episódio de uma boa série de tevê, com emoção, aventura, magia e fantasia.

Então, caro leitor, peço que, quando começar a ler as próximas páginas, relaxe e deixe-se levar para Yellow Rose e sua paisagem bucólica, com cheiro de rosas no ar, e encontre Liana, Dylan, Tye, Carmine, faça de conta que você já os conhece. Cumprimente-os efusivamente e não tenha medo de participar das fugas, das lutas, das intrigas. Você vai precisar de alguma magia no caminho, mas algumas dessas pessoas que você está para conhecer certamente vão querer te ajudar e você pode, verdadeiramente, confiar nelas… mas cuidado, porque a traição pode estar onde você menos espera. Como saber quem é seu amigo ou inimigo em Yellow Rose?

Se eu pudesse te dar um conselho, eu diria que você deve confiar no seu coração, fechar os olhos, e usar a sua imaginação.

Ana Polessi é escritora e artista plástica, membro da Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba, com várias premiações na área literária e como artista plástica.

close