Simbologia | Lua Crescente com Estrela

A lua e a estrela são dois símbolos muito celebrados e estudados há muitos anos. Há diversas lendas por trás destes dois astros. Um dos símbolos mais conhecidos é a Lua crescente com estrela. Estes dois símbolos da astronomia simbolizam o poder de viajar através dos cosmos.

Mas, qual é o significado da lua crescente com estrela? E qual seria a relação que existe da Lua crescente com estrela no islamismo?

QUAL É O SIGNIFICADO DA LUA CRESCENTE COM ESTRELA?
A lua sempre foi um dos maiores símbolos do feminino. Além disso, seu formato crescente e voltado para cima mostra o aspecto receptivo da natureza do ser humano. Já a estrela, representa o Símbolo Universal do Espírito.

A simbologia da lua crescente com estrela, para o esoterismo, significa a união entre a lua e a Estrela D’Alva, um fenômeno astrológico que acontece no mês de outubro, quando estes dois astros ficam próximos. Para os indígenas, a lua crescente com estrela significa “missaré”, palavra que quer dizer “casamento dos céus”.

Uma outra concepção para a simbologia da lua crescente com estrela é a junção do masculino com o feminino. Enquanto a lua é um símbolo do feminino, a estrela de cinco pontas representa o sol. Dessa forma, a lua crescente com estrela se torna o encontro da deusa e do deus.

A lua crescente em forma de arco também pode representar o ventre feminino, que nutre o feto, que seria a Estrela. Dessa forma, o símbolo lua crescente com estrela seria voltado para o amor e a fertilidade.

O QUE É A LUA CRESCENTE COM ESTRELA NO ISLAMISMO?
A lua crescente com estrela é um símbolo que, como você viu, possui diversas interpretações que variam de acordo com o contexto histórico. Hoje em dia, porém, o simbolismo da lua crescente com estrela é mais conhecido por ter sido usado pelo antigo Império Otomano.

Essa apropriação aconteceu quando o islã conquistou Constantinopla, a atual Istambul que, embora não seja a capital da Turquia, é uma cidade mundialmente conhecida. Por conta disso, a lua crescente com estrela no islamismo é um símbolo muito utilizado nas insígnias nacionais dos países que seguem a palavra do profeta Maomé.

A simbologia iniciou-se apenas com a lua, como uma homenagem à deusa Diana. No entanto, com a ascensão de Constantino, no ano de 330, a estrela foi acrescentada, simbolizando a própria Virgem Maria.

Porém, claramente o islã utiliza a lua crescente com estrela com um significado próprio. Em primeiro lugar, o início do mês no calendário lunar se inicia com a lua crescente, o que torna a lua crescente com estrela como um símbolo de renovação.

Muitos países, como a Tunísia, o Paquistão e a própria Turquia utilizam a lua crescente com estrela no islamismo como uma imagem em sua bandeira.

Os fiéis islâmicos acreditam que cada uma das cinco pontas da estrela está relacionada aos pilares da religião fundada pelo profeta Maomé, no século VII:

Fé;
Oração;
Caridade;
Jejum;
Peregrinação.
Além disso, para alguns islâmicos, o símbolo da lua crescente com estrela também simboliza a união conjugal, graças ao mito da união da Lua com a Estrela D’Alva.

Texto reprodução: https://www.simbolos.com.br/lua-crescente-com-estrela/

close