Pino Daeni e suas capas em forma de arte

É interessante como um assunto puxa outro. Anteriormente publiquei uma matéria sobre o modelo Fábio que ilustrou um número recorde de capas de romances femininos.

Em um dos posts (obrigada Tanise Amaral), ela citou o ilustrador Pino Daeni.

É claro que fui pesquisar sobre, e descobri que esse pintor impressionista foi um dos maiores ilustradores de livros pagos do seu tempo, tendo ilustrado cerca de 3000 capas de livros, cartazes de filmes, e ilustrações de revistas, até o final de sua carreira.

O artista ganhou vários prêmios com suas pinturas mas teve maior reconhecimento trabalhando para grandes editoras da Itália fazendo ilustrações de livros.

Pino foi profundamente influenciado pelos pré-rafaelitas e um de seus artistas favoritos, pelo impressionismo, foi Sorolla.

Separei algumas capas que encontrei no google, bem, vamos acreditar que são todas dele.

Seu trabalho chamou a atenção de grandes editoras como Bantam, Simon and Schuster, Penguin EUA, Dell e Arlequim.

Sua arte estampava capas de livros de escritores famosos como Danielle Steele, Summerfield Sylvie e Ashley Amanda, ajudando a vender milhões de livros.

Os dramas românticos eram construídos na cabeça das escritoras, mas certamente capas incríveis ajudaram a levar seus romances à lista de best-sellers do New York Times por mais de 39 semanas consecutivas e 22 deles foram adaptados para as telonas; e é aí que entram as ilustrações do sensível Pino Daeni, (8 de novembro de 1939 Itália – 25 de maio de 2010 Estados Unidos) pintor autodidata e ilustrador.

Procurando no google biblia achei um artigo bastante interessante de Oscar Luiz Brisolara, Escritor e professor por trinta anos nas áreas de Latim entre outras funções, que eu reproduzo parcialmente abaixo.

Pino Daeni, falecido em 2010, foi um dos mais renomados ilustradores de livros dos últimos tempos. Nascido em Bari, na Itália, em 1939, com o nome de Giuseppe Dangellico Daeni, foi um dos mais bem pagos desenhistas de capas de livros de nossos tempos.
É conhecido por seu estilo brilhante, tendo pintado mulheres românticas e extremamente femininas e homens fortes traçados com pinceladas soltas, mas precisas. Contratado por duas das maiores editoras da Itália, Mondadori e Rizzoli, recebeu inúmeros prêmios internacionais pela qualidade de seu trabalho.
Em 1978, mudou-se para Nova Iorque, tendo sido recebido com grande aceitação.
Muitas das obras de Daeni reproduzem cenários da natureza, como praias vibrantes e repletas de sol, de modo especial, paisagens do Mediterrâneo, de Bari, sua terra natal. É admirado por seu dom especial de capturar momentos fugidios e expressões inusitadas de suas personagens, na maioria delas mulheres ou crianças. Foi muito requisitado para pintar retratos.
A arte de Pino elicia sentimentos do calor, da nostalgia, do amor e da família. As suas pinturas têm, frequentemente, como tema praias vibrantes e ensolaradas, típicas do mediterrâneo, onde o artista nasceu – na Itália.


Pino iniciou-se nesta atividade no Instituto de Arte de Bari, Itália, prosseguindo depois os seus estudos na Academia de Milan, de Brera. Após ter-se estabelecido como um artista bem sucedido em sua terra natal, Pino imigrou para os EUA, procurando mais oportunidades. Foi descoberto pela distinta galeria de Borgui, o que lhe deu a oportunidade de realizar diversas exposições em New York e Boston.”
Vou apresentar á vocês um artista italiano, ilustrador de livros, pintor impressionista, nascido em Bari em 1939, simplesmente maravilhoso!

É conhecido por ter um estilo único, mulheres femininas, românticas e pinturas de homens fortes com pinceladas soltas.

Criou mais de 3000 capas de livros, cartazes de filmes, ilustrações em revistas e muitas obras em telas, um trabalho lindo!

De 1960 a 1971 sua obra foi muito premiada, mudou-se para Nova York aonde acreditava que encontraria sua liberdade artística.

Pintou capas de romances de importantes escritoras americanas como Danielle Stelle e Ashey Amanda, o que ajudou a vender milhões de livros.

Pino em 1992 volta ás suas origens impressionistas e faz sucesso com suas telas na Carolina do Sul e em Long Island, NY.

Sua obra até hoje é vendida em galerias de arte em todo o mundo e seus giclées rendem á familia milhões de dólares.

Pino morreu em 2010 e deixou vasta obra, suas pinceladas mostram mulheres iluminadas, suavemente pintadas com sombras, coloridos em tons pastel, vestidos vibrantes.

Delicadeza, suavidade, traços que lembram sonhos, nuances de cores em telas que parecem estar vivas! Lindíssimo!

oil on linen 22 X 30 1991 Fabio
close